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Tendências da moda internacional: o que está em alta pela Europa
O mundo da moda está em constante transformação. Por isso, estar atento às tendências é fundamental para a sobrevivência de empresas têxteis no mercado. Para garantir o sucesso das coleções, na Fakini, todas as criações são baseadas em muita análise, tanto de comportamento de compra quanto daquilo que está em alta em todo o mundo.
E uma das maneiras mais eficientes de saber o que está e o que estará em alta é por meio de viagens de pesquisa, nas quais são observadas as tendências da moda internacional. Isso porque alguns países têm um impacto maior no consumo de moda mundial – e o Brasil é um grande espelho daquilo que está sendo usado na Europa e nos EUA.
Por isso, anualmente, representantes da Fakini fazem uma viagem de pesquisa internacional. Assim, eles conferem de perto as tendências da moda no mundo e trazem inspirações para criar as próximas coleções adultas e infantis.
Neste texto, vamos falar mais sobre a viagem deste ano e as inspirações que já estão sendo trabalhadas nas coleções da Fakini. Confira!
Em 2018, a viagem de pesquisa internacional da Fakini teve como destino belíssimas cidades europeias – e referências mundiais quando o assunto é moda. Daniela Bonin, gerente de desenvolvimento de produto, e Juliana Cardoso, designer de produto, foram para Paris, Londres, Barcelona e Milão.
Nessas cidades, muita correria e olhares atentos para absorver o máximo que cada lugar tem para oferecer, desde as pessoas que andavam pelas ruas até diferentes aspectos culturais e de consumo. Visitas a lojas, tanto de roupas quanto de decoração, papelaria e outras, estiveram entre as atividades de pesquisa desenvolvidas.
Somente dessa forma, com um olhar que engloba os vários aspectos que envolvem o universo da moda, é possível definir aquilo que é tendência de consumo.
Em uma viagem, tudo pode ser motivo de inspiração. É com base nesse pensamento que as cidades foram exploradas. Em cada uma delas, muitas fotos – de roupas, de pessoas, de decoração – foram tiradas, e peças e materiais diversos foram trazidos para a Fakini.
A partir de todas as referências trazidas, tanto de peças de roupas e materiais de papelaria quanto de fotos e experiência das viajantes, a equipe de criação da Fakini se inspira para as próximas coleções.
Entre as principais tendências observadas pelas cidades europeias, estão:
Dos mais variados tamanhos, as famosas “bolinhas” estão para todo lado. Sempre presentes em looks dos anos 50, elas voltam para a moda atual, trazendo um conceito clássico a diferentes produções, que podem ir desde o trabalho até composições mais informais para o dia a dia.
O amarelo é muito usado nos países europeus, mas, no Brasil, as pessoas têm certo receio de usar essa cor, que acaba sendo deixada de lado. Atualmente, na moda mundial, o amarelo é uma das cores tendências para serem usadas em todas as estações, nas mais variadas peças.
Os looks esportivos já dominam o mundo da moda. E essa tendência permanece forte na Europa e, também, pelo Brasil. A principal vantagem dela é o conforto, evidenciado por tecidos e cortes diversos. Moletons, tênis e sobreposições possibilitam criar produções despojadas, estilosas e urbanas, ideais para o dia a dia.
Principalmente no mercado infantil, muitas estampas. Unicórnios, cactos e flamingos, além dos tradicionais gatos e cachorros, estão em alta. Essa tendência foi observada em diferentes setores do mercado, desde a moda até a papelaria. Inclusive, assim como na Europa, diversos desses padrões já são vistos pelas vitrines do Brasil.
Todas essas tendências – e muitas outras – já estão sendo trabalhadas pela equipe da Fakini nas coleções de Alto Verão e Inverno. Logo vem muita coisa boa por aí!