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Fakini adere ao projeto “Pra Cego Ver”
Você já ouviu falar do projeto Pra Cego Ver? A proposta visa disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais, com foco em pessoas com deficiência visual. Por meio da hashtag #PraCegoVer, o deficiente visual consegue saber o que está inserido em determinada imagem.
Desde junho, a Fakini adota a hashtag nas postagens das redes sociais da empresa. O objetivo é tornar o conteúdo acessível a todos que tenham alguma limitação visual. Muito bacana, não? 😊
No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Para muitos, pode ser difícil imaginar que essas pessoas mantêm uma vida cercada de normalidade e que usam, inclusive, as redes sociais.
O #PraCegoVer foi criado pela professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Patrícia Braille. Ela já utilizava a ferramenta de audiodescrição em suas obras – a docente também escreve livros – e resolveu expandir o projeto virtualmente.
Hoje, cada vez mais empresas estão adquirindo consciência da necessidade da inclusão no meio digital, e estão adicionando o #PraCegoVer em suas publicações. É o caso da Coca-Cola, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, recentemente, da Fakini.
Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com o auxílio de leitores de audiodescrição, que transformam em voz o conteúdo dos sites. Esses leitores também podem dizer o que está em cada imagem, mas, para isso, é preciso que elas estejam descritas.
A hashtag #PraCegoVer possibilita que as descrições sejam reproduzidas nesses aplicativos de audiodescrição, fazendo com que pessoas com deficiências visuais possam entender do que se trata determinada imagem.
Para utilizar a hashtag na hora de publicar um novo conteúdo, basta que, depois de colocar a legenda normalmente, o usuário insira o #PraCegoVer e, na sequência, descreva a imagem que vai na postagem. Ele descreve, por exemplo, se é uma foto ou um desenho, se a imagem tem algum efeito de cor, como são as pessoas ou produtos que aparecem, etc.
Dessa forma, por meio de uma iniciativa fácil de ser utilizada, as redes sociais tornam-se muito mais inclusivas! Nós, da Fakini, ficamos muito felizes em contribuir, nem que seja de uma forma pequena, com a inclusão. E torcemos para que muitos projetos como esse ainda venham por aí.
Se você quiser saber mais detalhes sobre o projeto, é só acessar a página oficial do #PraCegoVer no Facebook.