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07/08/2018

Fakini adere ao projeto “Pra Cego Ver”

Você já ouviu falar do projeto Pra Cego Ver? A proposta visa disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais, com foco em pessoas com deficiência visual. Por meio da hashtag #PraCegoVer, o deficiente visual consegue saber o que está inserido em determinada imagem.

Desde junho, a Fakini adota a hashtag nas postagens das redes sociais da empresa. O objetivo é tornar o conteúdo acessível a todos que tenham alguma limitação visual. Muito bacana, não? 😊

Como surgiu o projeto Pra Cego Ver? 

No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Para muitos, pode ser difícil imaginar que essas pessoas mantêm uma vida cercada de normalidade e que usam, inclusive, as redes sociais.

O #PraCegoVer foi criado pela professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Patrícia Braille. Ela já utilizava a ferramenta de audiodescrição em suas obras – a docente também escreve livros – e resolveu expandir o projeto virtualmente. 

Hoje, cada vez mais empresas estão adquirindo consciência da necessidade da inclusão no meio digital, e estão adicionando o #PraCegoVer em suas publicações. É o caso da Coca-Cola, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, recentemente, da Fakini.

Como funciona a hashtag? 

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com o auxílio de leitores de audiodescrição, que transformam em voz o conteúdo dos sites. Esses leitores também podem dizer o que está em cada imagem, mas, para isso, é preciso que elas estejam descritas. 

A hashtag #PraCegoVer possibilita que as descrições sejam reproduzidas nesses aplicativos de audiodescrição, fazendo com que pessoas com deficiências visuais possam entender do que se trata determinada imagem. 

Para utilizar a hashtag na hora de publicar um novo conteúdo, basta que, depois de colocar a legenda normalmente, o usuário insira o #PraCegoVer e, na sequência, descreva a imagem que vai na postagem. Ele descreve, por exemplo, se é uma foto ou um desenho, se a imagem tem algum efeito de cor, como são as pessoas ou produtos que aparecem, etc. 

Dessa forma, por meio de uma iniciativa fácil de ser utilizada, as redes sociais tornam-se muito mais inclusivas! Nós, da Fakini, ficamos muito felizes em contribuir, nem que seja de uma forma pequena, com a inclusão. E torcemos para que muitos projetos como esse ainda venham por aí. 

Se você quiser saber mais detalhes sobre o projeto, é só acessar a página oficial do #PraCegoVer no Facebook.