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Dicas para o lojista: como tirar fotos flat lay para se destacar nas redes sociais
Marcar presença nas redes sociais é fundamental para vender, principalmente para quem trabalha no universo da moda. Afinal, por meio do Instagram e Facebook, o cliente pode conhecer em detalhes a sua loja e as roupas que ela oferece. Inclusive, isso se tornou ainda mais importante no cenário atual, em que é preciso se reinventar para atrair seus consumidores.
Se você está pensando em formas de fazer isso, nós temos uma dica para você: que tal postar fotos flat lay para chamar a atenção nas redes sociais? Esse tipo de foto consiste em uma imagem com objetos organizados numa superfície plana, tirada de cima.
As fotos flat lay fazem muito sucesso, principalmente nos perfis do Instagram. E se você quer saber como fazer essas imagens aí na sua loja, confira as dicas a seguir.
Para destacar as peças, é importante manter o fundo neutro. Podem ser superfícies mais cleans, como mesas de mármore, lençóis de tons claros ou até mesmo tapetes que tragam alguma textura. Fundos neutros combinam com tudo e tornam muito mais fácil a produção da foto.
Na hora de selecionar as peças, escolha uma paleta de cores uniforme. Para isso, você pode selecionar uma cor principal para a sua foto e se direcionar por ela. Tons monocromáticos, cores frias e tons pastel são alguns exemplos do que você pode seguir.
Organize as peças de modo a evidenciar os detalhes de cada roupa. Na hora de montar a composição, deixe um espaço entre as peças, para garantir um aspecto mais leve e menos bagunçado, e evite colocar muitos itens. Pois, além de deixar a foto um pouco confusa, pode tirar o foco daquilo que você quer destacar.
Além das roupas, que tal incluir outros elementos que ajudem a contar uma história? Se você está fotografando roupas de inverno, por exemplo, pode utilizar itens que remetam à estação. Outra opção é incluir elementos que são a cara da sua loja. Pode ser algum objeto com a sua logo, um item de decoração, algo que tenha na sua vitrine, etc. A ideia é trazer uma identidade para a foto, fazer o cliente reconhecer que aquela imagem é da sua loja.
Dessa forma, você mostra todos os produtos na mesma proporção e traz o visual característico das fotos flat lay. Nessa hora, vale utilizar banquinho, colocar as peças no chão ou o que for necessário para dar uma boa perspectiva.
Por fim, faça muitos testes. Nem sempre as primeiras fotos vão ficar do jeito que você gostaria, então continue tentando até achar o melhor fundo, a melhor luz e a combinação ideal das peças. Não tenha medo de arriscar: busque fundos variados, mude o ângulo, teste incluir ou tirar elementos, brinque com sobreposições...
Quanto mais você testar, mais chances terá de fazer aquela foto perfeita, que vai ser sucesso nas redes sociais da sua loja.