Posts populares
Como higienizar as roupas depois que voltam da prova do cliente?
Leia maisComo montar a vitrine da sua loja para vender mais
Leia maisDicas para o lojista: como tirar fotos flat lay para se destacar nas redes sociais
Leia maisAlto Verão da Fakini: diversão e estilo para os dias mais quentes
Leia maisSeja um revendedor da Fakini
Leia maisFakini lança aplicativo com leitor de realidade aumentada
Leia maisFakini fortalece atuação internacional em 2019
Leia maisCor do ano Pantone: Living Coral na moda
Leia maisBarbie, a boneca mais famosa do mundo também está na Fakini
Leia maisModa masculina Primavera/Verão: o que está em alta para adultos e crianças
Leia maisFakini recebe grupo do SCMC
Leia maisFakini projeta crescimento de 8% em 2018 e se mantém positiva para o próximo ano
Leia maisOs básicos da Fakini: estilo para quem gosta de peças mais discretas
Leia maisComo aumentar as vendas em uma loja de roupas infantil?
Leia maisDica de estilo: mães e filhas combinando looks
Leia maisFakini desenvolve caixas de papelão que viram brinquedos
Leia maisFakini participa do evento O Negócio da Moda
Leia maisCores Primavera/Verão: delicadas, vibrantes e para todos os gostos
Leia maisFakini faz circuito de treinamentos de vendas da Coleção Alto Verão
Leia maisModa infantil: qual é o estilo do seu pequeno?
Leia maisFashionista teen: o estilo de Millie Bobby Brown
Leia maisColeção Primavera Verão Fakini: estilo para os dias mais quentes
Leia maisNovas licenças Fakini: Barbie Dreamtopia e Hot Wheels
Leia maisFakini tem novas empilhadeiras e estrutura de armazenamento
Leia maisFakini adere ao projeto “Pra Cego Ver”
Leia maisStar Wars na Fakini: empresa tem licença para produção das roupas da saga
Leia maisA moda de Paris: luxo e pluralidade
Leia maisO estilo de Audrey Hepburn: muito além da Bonequinha de Luxo
Leia maisResponsabilidade socioambiental: PGRS na Fakini
Leia maisElementos lúdicos na moda infantil
Leia maisProdução têxtil na Fakini: como a malha é feita?
Leia maisFakini doa camisetas da sua coleção da Copa do Mundo para escolas de Pomerode
Leia maisA moda de New York, cidade que inspira tendências
Leia maisUnidade de produção EFE Taió completa 4 anos
Leia maisTendências Inverno 2018: das boinas ao vinil
Leia maisTendências da moda internacional: o que está em alta pela Europa
Leia maisFakini Kids Inverno 2018: todo o encanto da neve
Leia maisHistória da costura: dos alfaiates à produção em massa
Leia maisPromoções e novidades sobre pontos e milhas. Receba gratuitamente:
Como aumentar as vendas em uma loja de roupas infantil?
Trabalhar no comércio de roupas infantis é um desafio constante. Para não ficar para trás, é preciso estar atento às novidades e se reinventar conforme o mercado exige. Em meio às estratégias para conquistar os consumidores, vale entender mais sobre como funciona o processo de decisão de compra.
Afinal, muitas das vendas que são fechadas seguem alguns fatores em comum, que, se reconhecidos e trabalhados de forma correta, podem otimizar ainda mais os resultados.
Confira, a seguir, quais elementos devem ser trabalhados para que a sua loja de roupas infantil consiga conquistar ainda mais clientes.
Um processo de venda eficiente precisa, antes de qualquer coisa, de um bom atendimento. Gentileza, cordialidade e, acima de tudo, conhecimento sobre o produto que está sendo vendido, fazem, sim, a diferença. É preciso mostrar que cada cliente importa e, para isso, cada vendedor deve se esforçar ao máximo para atender às necessidades de todos que entram na loja.
Afinal, é a forma como o cliente é atendido que vai determinar se ele voltará ou não na sua loja. Assim, mesmo que naquele momento ele não tenha adquirido nenhuma roupa, ele voltará assim que puder. Em resumo: quando um consumidor é conquistado por um atendimento atencioso e verdadeiramente prestativo, dificilmente não comprará.
É claro que um bom atendimento, sincero e prestativo, só será eficiente se o produto que a sua loja oferece for de qualidade.
Afinal, de nada adianta o vendedor conquistar o cliente e fazê-lo comprar, se o produto que o consumidor levará para casa não atende à qualidade que ele espera.
O cliente pode até mesmo se sentir enganado pelo vendedor, pois a peça que ele adquiriu para seu filho ou filha não é aquilo que lhe foi prometido. Por isso, para que seus vendedores possam ser sinceros e destacar todas as vantagens de determinada roupa, é preciso que o produto seja, verdadeiramente, de qualidade, que seja produzido por uma empresa que se preocupe em oferecer as melhores peças e que siga processos rigorosos para manter o alto nível de suas produções.
Mesmo com produtos de qualidade e profissionais que atendam o cliente da melhor forma, é possível que a sua loja de roupas infantil ainda não tenha tantas vendas quanto você gostaria. O problema pode estar relacionado ao custo-benefício.
Essa questão diz respeito ao quanto o vendedor cobra pela peça e quanto o cliente está disposto a pagar, pois os dois precisam achar aquela venda algo positivo.
Essa conta pode ser resumida da seguinte forma:
Para o cliente:
Qualidade da peça + o quanto seu filho ou filha vai gostar + o atendimento que recebeu + disponibilidade financeira = preço que vai pagar
Para o vendedor:
Custo de fábrica da peça + manutenção proporcional da loja + pagamento proporcional de colaboradores + lucro estimado = valor que irá cobrar
O resultado dessas duas contas precisa ser igual, para que o comprador adquira determinada peça pelo valor que está sendo vendida. Se a conta não fechar, talvez seja preciso rever o público-alvo (direcionar a divulgação para pessoas que tenham melhores condições financeiras, por exemplo) ou rever as despesas da loja ou lucro estimado.
Se todos os itens anteriores estão sendo atendidos na sua loja, uma forma de otimizar ainda mais os resultados é fazendo relacionamento pós-venda. Isso significa que, mesmo depois que o cliente saiu da sua loja com a sacola cheia de peças novas, você não deve esquecer dele.
Vale entrar em contato posteriormente para saber se as peças estão mantendo a qualidade que ele espera, se serviram direitinho nas crianças, se tem algo que ele acha que não ficou bom e se está precisando de mais alguma coisa. Essas perguntas podem ser enviadas por e-mail ou feitas, até mesmo, por telefone.
Outra dica é convidar os clientes a postarem fotos usando as roupas e marcarem a sua loja nas redes sociais. Dessa forma, além de você ganhar divulgação gratuita, ainda tem a oportunidade de enviar mensagens na publicação, elogiando a produção ou convidando o comprador para conferir as novidades.
Além de tudo isso, vale investir no marketing da sua loja de roupas infantil, mas não deve ser qualquer marketing. Você precisa saber quem é seu público-alvo e direcionar seus esforços para ações que realmente atingirão ele. E, nessas horas, é preciso ter criatividade, pois propaganda de roupas ele vê por aí todos os dias.
Você precisa pensar como atrair a atenção de forma diferente da concorrência, seja com a divulgação de anúncios, decoração de sua vitrine, promoções, eventos de divulgação de novas peças ou várias outras iniciativas. Quando o marketing é feito de forma acertada, as vendas só tendem a aumentar.
Seguindo esses passos, com certeza a sua loja de roupas infantil vai vender mais e deixar os clientes muito mais satisfeitos. E vale ressaltar que, para colocar essas dicas em prática, não precisa ser uma grande loja, pois é, principalmente, o comprometimento dos colaboradores que trará os melhores resultados.